Total de visualizações de página

quinta-feira, março 18, 2010

Série Vida


Dos mesmos criadores da série "Planeta Terra", chega à programação das TVs por assinatura a série "Vida", um relato da diversidade da vida no planeta que estreia nesta quinta-feira (18), no Discovery Channel e no Discovery HD Theater (canal em alta definição), às 22hs.



Os 10 capítulos da série revelam comportamentos espetaculares e inusitados que diferentes seres desenvolveram para sobreviver, seja caçando suas presas, protegendo os filhotes ou fugindo de predadores. Se essa descrição parece um roteiro daqueles batidos programas sobre vida selvagem, pode ser a hora de mudar seus conceitos.



Captada em alta definição, essa co-produção entre a BBC e o Discovery Channel realmente cumpre o que promete: trazer ao espectador imagens fascinantes. O primeiro episódio da série mostra, por exemplo, como golfinhos da Flórida (EUA) revolvem o fundo do mar, formando círculos de lama, uma maneira muito esperta de encurralar os peixes que servirão como refeição.



Outro momento cativante é ver macacos-prego na Serra da Capivara (Piauí) usando pedras para quebrar a casca de sementes de palmeiras e filhotes aprendendo por tentativa e erro. Impossível não se impressionar com a inteligência desses animais e não sentir compaixão pelos esforços frustrados dos macaquinhos de extrair seu alimento das sementes. Impossível também não sentir pena do hipopótamo que perde a luta com o macho dominante do bando e é expulso, para vagar solitário pelos rios quase secos da savana africana



Ou se admirar com o trabalho da perereca venenosa da Costa Rica. O animal tem o tamanho de uma unha humana, e tem que cumprir a tarefa hercúlea de carregar cada um de seus pequenos girinos para cima de uma bromélia encarapitada no alto de uma árvore. Só com a água retida nas plantas os girinos poderão crescer com a umidade necessária e a salvo de predadores. Toda a saga da pequena rã é captada nos mínimos detalhes graças às lentes poderosas usadas nas filmagens.






A série ainda promete mostrar outras cenas impressionantes, como dragões de Komodo abatendo um animal com 10 vezes o seu tamanho; um sapo quicando montanha abaixo para escapar de uma tarântula; um agulhão-vela, o peixe mais rápido do mar, tentando pescar um único peixe em meio a um cardume, filmado em alta velocidade e um vôo de borboletas mostrado da perspectiva dos insetos, graças a um novo tipo de câmera movida por cabos criada especialmente para este documentário.



Em resumo, quem já curte assistir a programas nesse estilo certamente vai gostar de 'Vida'. E quem sente sono só em ouvir as palavras "documentário sobre vida selvagem" deveria dar uma última chance a esse tipo de produção.

Nenhum comentário: