Total de visualizações de página

terça-feira, fevereiro 02, 2010

Homens e Estrelas


A traição é mais um tabu, assunto que a gente formula uma opinião, muitas vezes baseada na opinião dos pais, dos avós e bisavós, defendemos com unhas e dentes, e, de uma hora para a outra – ou, melhor, por causa de uma experiência real – mudamos nossos conceitos. De uma amiga, tirei a lição sobre como a traição é um tema individual. É escolha. Até porque mal sabemos defini-la. A primeira menina diz assim:- Traição é beijar outro quando se está namorando. A segunda:- É tudo. Beijar, olhar, pensar. E quando o namoro não é oficial? Podemos “trair um ficante”? Não é justamente a liberdade que essa relação indefinida permite? Bom, para as que guardam algum romantismo dentro do coração, vou direto ao ponto comum entre todas as traições do mundo: independente das formas como somos traídas, ou traímos, todos guardamos o mesmo sentimento de crueldade. Por que ele fez isso comigo? Ou, ainda, de arrependimento, quando nós somos a traidora: eu o quero de volta. E agora? Conheci uma nova visão sobre o assunto: mais cruel do que a traição é a traída continuar querendo o traidor. E não se trata da menina ser fraca ou burra, como julgamos muitas vezes. Quando eu estava no terceiro ano, minha melhor amiga viajou para fazer a High School nos Estados Unidos. O namorado só faltou implorar para que ela agüentasse o inteiro-e-longo-ano-separados. Ele mandava e-mails lembrando-a de que esperava por ela. Comportado. Com os lábios vedados. Seria quase BV de novo. Foi só minha amiga voltar, em março pós-carnaval, para descobrir que o garoto não só ficou com uma, mas com três meninas durante sua ausência. E ela, mesmo com gatinhos interessados – e interessantes –, não pulou a cerca. Resistiu às tentações. Pois bem. Minha amiga terminou tudo, ficou malzona. E, como sempre fui a conselheira do grupinho, tentei aconselhá-la. Numa andança pela rua – era uma noite estrelada – falei: - Veja quantas estrelas têm no céu, Bibi. Assim são os homens! Existem milhares! E um deles vai ser seu! Não o besta do seu ex-namorado. Você quer saber o final? Minha amiga diz que até hoje lembra da minha comparação entre homens e estrelas. Mas, também até hoje, – e passaram-se seis anos! – ela continua com o mesmo namorado. E tudo indica que eles vão casar, ter filhos... E olhar as estrelas juntos.

Nenhum comentário: